Eu gosto de vinho e não sou chato.

30/10/2014 às 15:46. Gente chata tem em qualquer lugar. Uns são chatos apenas em alguns momentos, enquanto outros são profissionais na arte de encher o saco! 

O vinho é um catalizador do "Gene da Chatice". Se você for propenso a empinar o nariz, o vinho acelera o processo, pode ter certeza. E isso é o que mais afasta as pessoas desse mundo incrível dos vinhos, porque ninguém quer ter que passar por um vestibular antes de beber uma taça. E parece que tem gente que faz questão de te "ensinar" até como você deve harmonizar (combinar) tal vinho com tal comida. E se eu não quiser seguir a regra e for feliz com isso? Posso? Obrigado! 

Assim como na vida, no vinho não pode ser diferente... aprender nunca é demais, claro, mas é bom ter em mente que as coisas não devem ser escritas em pedra. Afinal, alguém já fez muita coisa errada para chegar na certa, concorda? Então porque não podemos seguir o nosso caminho, tentando, errando e acertando também? 

Vinho é como perfume, que em cada pele tem um cheiro diferente. Temos centenas de grandes marcas, que fazem produtos excelentes, mas gosto é gosto e isso não se discute. 

- Tome esse vinho, duvido que você não goste! 

Já ouvi muito essa frase e já falei também... a todo momento queremos catequizar todo mundo para que gostem do que gostamos, mas não é bem assim que deve ser. Temos que respeitar as pessoas, pois elas são diferentes da gente e isso que faz com que esse mercado seja magnífico, porque tem de tudo, para todos.  

E o gosto muda, o paladar apura... vamos evoluindo aos poucos. Eu não gostava de vinho, acreditam? Pois é, e olha agora onde eu estou e o quanto de vinho eu bebo, feliz da vida. :D 

Para finalizar, deixo a dica para a Harmonização Perfeita: 

Respeite o gosto do próximo, mesmo que ele esteja bebendo vinho de garrafão, no gargalo. Saúde!